domingo, 4 de outubro de 2009

Rio de Janeiro receberá as Olimpiadas de 2016


O Rio de Janeiro venceu a batalha contra Chicago, Madri e Tóquio e foi anunciada nesta sexta-feira pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Com a vitória da cidade brasileira, a América do Sul receberá pela primeira vez uma Olimpíada em um dos seus países, graças a 66 votos, contra 32 a favor dos espanhóis. A cidade brasileira já era apontada nas casas de apostas como uma das favoritas, ao lado de Chicago (que foi precocemente eliminada). Durante a campanha, o Rio de Janeiro foi apontado pelo COI como um dos melhores projetos entre os quatro apresentados na final.
O município fluminense usou como pontos fortes de sua campanha a beleza visual, a hospitalidade do povo brasileiro e o fato de sua economia ter sido a menos afetada pela recessão do que algumas das cidades concorrentes.
Outro ponto positivo a favor do Rio de Janeiro foi o grande apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no projeto. Desde quarta-feira Lula virou um verdadeiro cabo eleitoral na cidade em Copenhague, na Dinamarca, local onde foi realizada a votação para a escolha da sede.
Agora, com a vitória na Dinamarca, o Rio terá de começar a se preparar para superar os problemas apontados durante o processo de escolha da sede. As questões segurança, transporte e acomodação foram as mais criticadas.
Mais um ponto muito ressaltado pelos críticos foram as suspeitas de superfaturamento nas obras dos Jogos Pan-Americanos de 2007. O Rio de Janeiro terá de superar as suspeitas de que fará uma edição de Jogos Olímpicos com contas transparentes.

Comentário: Essas olimpiadas só aumentará a divida brasileira. Quem está apoiando as olimpiadas não está pensando no povo brasileiro como eles dizem, afinal de contas quantos hospitais, casas, escolas poderiam ser construídas com esses 20 bilhões de dolares. Poderiam aumentar os salários de professores, policiais, aumentar o salario mínimo, investir em novos empregos. Com essa grana dava pra derrubar todas aas favelas do Rio e fazer conjuntos habitacionais de qualidade. Ah mas vamos investir no esporte dizem os politícos, vão investir nada, vcs lembram da última olimpiada? Nossos atletas não tem apoio. Não sou contra as olimpiadas no Brasil, mas eu acho que ainda devemos nos preocupar com a situação do nosso povo primeiro antes de nos preocuparmos com os estrangeiros. Resumindo, as Olimpiadas é só mais uma maneira de se conseguir superfaturamentos. Tem empresários que vão explodir de enriquecer com dinheiro público. Uma pena!

2 comentários: